top of page
OLANU DE FUNDO_PARCERIAS_CONVENIOS.IPBio.DJI_0162 2.JPG

PARCERIAS E CONVÊNIOS

O IPBio mantém convênios e parcerias com instituições científicas e de ensino superior, brasileiras e internacionais, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, exposições temáticas, cursos de especialização, treinamentos e estágios supervisionados. 

Museu Joias da Natureza

LOGO MJN.jpeg

O IPBio se associou ao Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza com o objetivo de criar o Museu de História Natural de São Paulo, que contará com um acervo de alto valor científico, composto por mais de 9.000 peças de fósseis, meteoritos, rochas, minerais, areias e organismos marinhos de todo o mundo, em especial do Brasil. Também possui em seu acervo artefatos arqueológicos e réplicas de crânios de hominídeos.

Em 2021, a parceria iniciou o desenvolvimento de projetos de exposições temáticas com amostras exclusivas do seu acervo e com conteúdos digitais, com finalidade educativa e de difusão científica e cultural.

O Museu joias da Natureza, com o apoio do IPBio e da CPEA, vem realizando lives transmitidas por seu canal no YouTube sobre diversos temas de ciências naturais, com a participação de entidades científicas e pesquisadores de renome internacional.

Convênios com universidades para o desenvolvimento de pesquisa científica

Unesp-Divulgação.jpg
antioch.png
instituto_quimica_usp.png

Convênios com universidades para o desenvolvimento de estágios supervisionados e cursos de especialização

Universidades Brasileiras

Mackenzie.png
ufscar.jpg
são-camilo.jpg
Unesp-Divulgação.jpg
unicamp.png
universidade-metodista-sp-logo.png
Universidade_do_Vale_do_Paraíba_logo.png

Universidade Internacionais

inGHenia-logo.png
wooster.gif
oregan-state-university.png
antioch.png
hogeschool-utrecht-01-1080x675.jpg
sparsholt.jpg
pxl.png
HAS-University-300x300.png
florida-state-university.png

Parceria com a BRAMOM

BRAMON_2022-03-25.jpeg

Em 2021 o IPBio – Instituto de Pesquisas da Biodiversidade, em parceria com a BRAMON – Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, montou uma estação para observação e monitoramento de meteoros na área da Reserva Betary. Os principais objetivos dessa parceria são: Triangular possíveis locais de quedas de meteoritos, coletar dados referentes a outros fenômenos que possam ser captados pela estação e apoiar o ensino e divulgação cientifica sobre a astronomia.

Instituições que apoiam o IPBio

CPEA - Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais

Logo_CPEA_transparente.png

A CPEA - Consultoria Planejamento e Estudos Ambientais apoia diretamente atividades de pesquisa, ensino e educação ambiental, de forma a contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira. Desde 2010, a CPEA é a principal patrocinadora do IPBio, viabilizando o desenvolvimento de diversos projetos do instituto.

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

download.png

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – MaB UNESCO reconheceu, a partir de 2009, a Reserva Betary, mantida pelo IPBio, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, onde são colocados em prática as diretirizes de conservação estabelecidas no Programa Homem e Biosfera (MaB) da UNESCO.

bottom of page