top of page
PLANO_DE_FUNDO_INFRAESTRUTURA_IMG_4493.JPG

INFRAESTRUTURA

Conheça as edificações, laboratórios e trilhas voltadas para a pesquisa científica.

infraestrutura-betary-fundo.jpg
infraestrutura-betary.png

A Unidade Reserva Betary é uma área preservada de 60 hectares, no município de Iporanga, Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo. O Vale do Ribeira abriga a maior área contínua remanescente de Mata Atlântica no Brasil.

 

A Reserva Betary possui as seguintes instalações para educação e pesquisa:

Sala de Aula

liz-side-2-1024x738.jpg

Ambiente climatizado, com capacidade para até 40 alunos, equipada com sistema audiovisual, projetor digital e TV de monitoramento.

SALA_DE_AULA_02.JPG

Laboratório

liz-side-3.jpg
BIOTÉRIO_IPBio_IMG_6923.JPG

Equipado com lupa e microscópio estereoscópicos com captação de imagem digital, câmara de fluxo laminar, incubadora, autoclave, freezer e bancadas. 

 

Espaço destinado a pesquisa com os cogumelos bioluminescentes da Mata Atlântica, um dos principais objetivo deste espaço é desenvolver processos e protocolos para domesticação dos cogumelos bioluminescentes. Futuramente iremos equipar este laboratório para estudos moleculares.   

Estufa de planta e anfíbios

liz-side-2-1024x738.jpg

Com 600 m² de área e uma altura de 9 m, permite o desenvolvimento de árvores, palmeiras e samambaiaçus. A estrutura abriga um bromeliário, área para germinação de sementes, produção de mudas e composição de habitats típicos da região: cascata, poço profundo, poço raso, fundo de areia, fundo de pedra, fundo lodoso, corredeira, lago raso, áreas de solo úmido, brejo com fundo arenoso, brejo com fundo lodoso e tanques de cultivo de plantas aquáticas. Possui bancadas com terrários para pesquisas com anfíbios e répteis.

Aquário

estufa-5.jpg
liz-side-3.jpg
AQUARIO_01.IPBio.DJI_0004-2.JPG

Instalado em um lago artificial com cerca de 500 m² onde foram reproduzidos diferentes ambientes aquáticos para desenvolvimento de pesquisa com peixes nativos da região: poço de pedra para cascudos, nascente de fundo, fundo arenoso, fundo lodoso, fundo de pedras, ambiente de plantas aquáticas submersas e ambiente de plantas aquáticas flutuantes e emersas. A observação do corpo principal do lago e dos ambientes é feito por meio de janelas submersas situadas em um túnel. Na parte externa, existem dois aquários de vidro de 2.000 litros e um tanque com 3.000 litros.

Casa de hóspedes e restaurantes

liz-side-2-1024x738.jpg

Com capacidade para atender até 50 pessoas, é aberto apenas com agendamento de grupos. Reservas devem ser feitas com 10 dias de antecedência.

CASA_DE_HOSPEDE_E_RESTAURANTE.IPBio.IMG_4495.JPG

Casa dos voluntários

liz-side-3.jpg
CASA_DOS_VOLUNTARIOS_DSC03258.JPG

Para alojar os voluntários, pesquisadores e estagiários com seis quartos individuais e dois quartos compartilhados. Cozinha equipada, lavanderia e sala de estar, abriga até treze pessoas.

Begoniarium

liz-side-2-1024x738.jpg

Existem cerca de 1400 espécies de begônias distribuídas pelas regiões tropicais e subtropicais do mundo. Das 208 espécies que ocorrem no Brasil , 60 estão presentes no estado de São Paulo. A Reserva Betary mantém uma coleção viva com mais de 30 espécies de begônias.

BEGONIARIUM_01.IPBio. DSC03999.jpg

Biotério 

liz-side-3.jpg
BIOTÉRIO_IPBio_IMG_6923.JPG

Local destinado a criação e manutenção de animais vivos. Possui terrários para observação e pesquisa de pequenos animais, além de caixas para criação de insetos e outros organismos destinados à alimentação viva de peixes e anfíbios.                           

VISITE A RESERVA BETARY!

bottom of page